sexta-feira, 27 de junho de 2008

Missões - a obra maior da Igreja

Deus instituiu a Igreja neste mundo para realizar uma obra que estava prevista no Seu plano eterno. “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” Ef 2.10. Dentre essas obras quatro se destacam: Cultuar a Deus (Adoração); Edificar espiritualmente os crentes (Edificação); Proclamar o Evangelho aos perdidos (Proclamação); e Cuidar dos santos necessitados (Beneficência). Dessas quatro obras destacadas, a Proclamação do Evangelho se sobressai por se tratar da anunciação da obra redentora feita por nosso Senhor Jesus Cristo, na cruz do Calvário, para salvar o pecador perdido da condenação do pecado e, consequentemente, da perdição eterna. “Não me envergonho do Evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” Romanos 1.16.
A obra de pregação do Evangelho ou a obra missionária foi dada como comissão a Igreja, segundo os registros de Mateus 28.18-20; Marcos 16.15,16; Lucas 24.47; Atos 1.8; 1 Coríntios 9.16, etc. Sendo uma comissão direta de Jesus para a Igreja, deve ela procurar cumpri-la como prioridade em seu ministério. Quando o Senhor comissionou a Igreja, deu-lhe a dimensão da obra: todas as pessoas, de todas as épocas, no mundo inteiro. “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda à criatura” Marcos 16.15.
Diante do gigantismo da obra, como uma Igreja local como a nossa pode realizá-la? Primeiramente precisamos entender que a obra foi entregue a Igreja do Senhor como um todo. Isto quer dizer que todas as Igrejas locais são responsáveis para executá-la, seja lá onde estiver instalada. Uma coisa que é comum e que todas as Igrejas locais podem fazer é orar por essa obra, por todos os obreiros, missionários, e contribuir para ajudar aqueles que se dispõe, segundo o chamado especifico de Deus, realizá-la. “E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara” Lucas 10.2. “Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o Evangelho, que vivam do evangelho” 1 Coríntios 9.14.
A nossa Igreja, junto com as outras igrejas do bairro do Geisel, bem como da cidade de João Pessoa são responsáveis diretas diante de Deus pela evangelização da mesma como um todo, e as igrejas do Geisel responsáveis diretas pela evangelização do bairro e a nossa, especificamente, responsável diante de Deus pela evangelização de suas adjacências.
Amados, quando Deus estabelece uma igreja em uma determinada localidade, cabe a ela a responsabilidade de anunciar o Evangelho de Cristo aos seus habitantes. É seu dever envidar esforços para que as pessoas que não conhecem a Cristo o conheçam através da pregação do Evangelho. Quando falamos de Igreja estamos nos referindo a todos os seus membros bem como aos seus congregados. A responsabilidade é distribuída entre todos aqueles que professam o nome de Jesus e não só ao pastor ou aos oficiais da Igreja.
Uma coisa que podemos fazer como Igreja local para realizar essa obra, além de orar pela salvação dos perdidos, pelos missionários e de contribuir, é falar de Jesus a alguém, convidá-los e trazê-los para a Igreja, distribuir folhetos, Novos Testamentos, Bíblias etc.
Temos um Departamento de Missões organizado em nossa Igreja que tem como objetivo coordenar o seu esforço evangelístico, visando atender ao Ide de Jesus, e precisamos nos engajar em suas atividades. Esforcemo-nos e façamos à obra do Senhor, pois assim Ele se agradará de nós.

Nenhum comentário:

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...