sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A Celebração da Ceia


A Ceia do Senhor foi instituída por Jesus na noite em que foi traído. O Salvador logo após celebrar a páscoa judaica, instituiu aquilo que seria o símbolo memorial de sua morte redentora. O registro da instituição da Ceia encontra-se nos evangelhos sinóticos (Mateus 26.26-30; Marcos 14.22-26; e Lucas 22.19,20) e as orientações para a sua celebração encontram-se em 1 Coríntios 11.23-33.
Nas instruções para a celebração da Ceia, o apóstolo Paulo alerta para que isso seja feito com discernimento do corpo e do sangue do Senhor, ou seja, o comulgante deve entender realmente que a obra redentora foi realizada na morte de Cristo onde o seu corpo, representado na Ceia pelo pão foi ferido, chagado, sofreu o impacto da ira de Deus por causa de nossos pecados e que o seu sangue, representado na Ceia pelo vinho, foi derramado para a nossa eterna redenção e para contínua purificação de nossos pecados.
A celebração da Ceia do Senhor é um dos momentos mais solenes da vida e ministério de uma Igreja evangélica, pois nela a Igreja está trazendo à sua memória a morte redentora do seu Senhor, Jesus Cristo, que é o ponto culminante da vinda do Redentor a este mundo.
O apóstolo Paulo orienta aos comungantes, quando da celebração da Ceia, fazer um exame introspectivo. Esse exame é uma verificação interior se realmente a pessoa pertence a Jesus, se foi contemplada com a salvação de Cristo e se está ligada a Ele pelo Espírito Santo. Esse exame passa também pela identificação de algum pecado cometido e não confessado a Deus. Todos sabem que é possível ao crente cometer pecado ao longo de sua vida cristã, de cometer alguma coisa que entristeça ao Espírito Santo, ou deixar de fazer aquilo que Deus nos manda em sua Palavra, o que também entristece ao Espírito de Deus. Tendo consciência disso, faz-se necessário que haja uma confissão ao Senhor dos erros e falhas, antes de nos apropriarmos dos elementos da Ceia do Senhor, para que não a tomemos indignamente. Feita a confissão, o Senhor nos purificará com o Seu sangue e nos tornará aptos a participar da Ceia dignamente. Lembremo-nos ainda de que o Senhor Jesus disse que, antes de cultuar a Deus (fazer os nossos sacrifícios espirituais), verificássemos se temos algo contra alguém. Se tivermos, procuremos perdoar antes de participarmos da Ceia sob pena de estarmos cultuando a Deus em vão.
A falta de discernimento quando da participação da Ceia, do seu significado, traz conseqüências danosas à vida do cristão, pois Paulo disse: “Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem”. Esse juízo de Deus sobre aqueles que participam da Ceia indignamente é algo que deve encher o coração do crente de temor. Assim sendo, aproximemo-nos da mesa do Senhor com uma certeza de fé e tiremos de nós a hipocrisia, a maledicência, o rancor, as censuras, as críticas destrutivas, enfim tudo aquilo que é pecado, e participemos da Ceia do Senhor da forma que Lhe agrada.

Nenhum comentário:

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...