terça-feira, 15 de setembro de 2009

A GRAÇA DIVINA

Graça, segundo se extrai do estudo das Sagradas Escrituras, é o favor de Deus dispensado ao homem, que não tem merecimento algum.
Ao refletir sobre o assunto, três coisas devem ser consideradas: a primeira é que Deus é o Deus gracioso, ou seja, é o Deus que dispensa o seu favor aos seres humanos independente de merecimento que os mesmos possam ter. A Bíblia revela que Deus é o Deus de toda a graça (1 Pe 5.10); que essa graça é manifestada de forma especial com a encarnação do Verbo (o Senhor Jesus Cristo). “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. (Jo 1.14). “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo 1.17).
A segunda coisa a considerar é que no ser humano não há merecimento algum para receber as bênçãos decorrentes da graça de Deus, considerando que todos se inabilitaram por causa do pecado. “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Rm. 3.23.“Porque eu sei – disse o apóstolo Paulo – que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum...” Rm 7.18. Por causa desse demérito provocado pela condição pecaminosa do homem, ele não pode ter as coisas senão como dádivas graciosas de Deus.“Ninguém pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada” Jo 3.27.
A terceira coisa é que Deus tem prazer em dispensar o seu favor ou a sua graça ao ser humano, e que a recepção das dádivas de Deus é feita pela fé no Senhor Jesus Cristo. Deus estabeleceu a fé como instrumento de que o homem deve usar para receber as Suas bênçãos, principalmente a salvação. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Ef. 2.8), aliás, a própria fé é gerada no coração das pessoas como uma dádiva graciosa de Deus. No livro de Judas, esse escritor sacro nos diz que a fé foi dada por Deus uma vez por todas aos crentes em Cristo. Jd 3.
Assim sendo, queridos irmãos, procuremos agradecer a Deus por tudo o que somos e por tudo o que temos, muito ou pouco. Procuremos ainda viver uma vida que agrade ao Senhor para que essa graça possa fluir com mais intensidade em nossas vidas, pois Deus estabeleceu também o caminho da santidade de vida para que isso possa acontecer. “Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus e faz a sua vontade, a esse ouve” (Jo. 9.31). “Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade” Hb 12.28.

Nenhum comentário:

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...