sábado, 30 de outubro de 2010

As ovelhas de Jesus

A Bíblia Sagrada usa diversas figuras de linguagem para se referir a instituições e pessoas como, por exemplo: vinha, rebanho (Israel), rebanho, edifício, corpo, noiva (Igreja), escudo, esconderijo, luz (Deus), pedra de esquina, porta, caminho, aprisco, cordeiro (Cristo). Essas figuras de linguagem foram utilizadas pelos profetas bíblicos para facilitar a compreensão do ouvinte quanto às mensagens que eles entregavam ao povo.

Neste artigo os crentes em Cristo, nascidos de novo, conforme dito por Jesus é comparado a ovelhas. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem” Jo 10.27. As pessoas que não são crentes em Cristo, a Bíblia as compara a bodes, para diferençar das ovelhas. “E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas” Mt 25.32.

Porque os salvos são comparados a ovelhas? Será que esse tipo de animal apresenta alguma coisa em seu viver que venha trazer ensinamentos para nós seres humanos redimidos pela graça de Cristo? Certamente que sim!

Uma das características de uma ovelha é que ela conhece ao seu pastor. “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” Jo 10.14. O verdadeiro crente em Cristo tem um apreço muito grande pelo seu Pastor, Cristo. Ela não fica impressionada com a voz do estranho, ela não o segue. “Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos” Jo 10.5.

Outra característica de uma ovelha é que ela ouve a voz do seu pastor. O pastor chama a ovelha e ela ouve a sua voz e obedece aos seus comandos. As verdadeiras ovelhas de Jesus obedecem aos mandamentos do seu Pastor. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz,...” Jo 10.27.

Ainda outra característica de uma ovelha é que ela segue aquele que a pastoreia. “As minhas ovelhas... me seguem”. Jo 10.27. As ovelhas de Jesus procuram seguir os seus passos apesar de suas fraquezas e fragilidades.

Ainda outra característica que a Bíblia apresenta de uma ovelha é a sua docilidade. “... como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca” Is 53.7. A verdadeira ovelha de Jesus é uma pessoa dócil, amável, obediente, fácil de ser conduzida, de ser ensinada, e de ser guiada. Diante do sofrimento bem como diante de situações difíceis em casa, no trabalho e principalmente na Igreja não reclama nem faz estardalhaços.

Infelizmente existem no meio do povo de Deus em geral alguns crentes que são rebeldes, vivem contestando tudo e todos, vivem fuxicando pelos bastidores falando mal dos outros, não se submetem as autoridades constituídas por Deus inclusive as dentro da Igreja, quando a Bíblia diz que as ovelhas de Cristo devem obedecê-las. “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” Hb 13.17. Esses que assim procedem deixam dúvidas junto ao rebanho do Senhor se são ovelhas dEle ou não.

Amados irmãos se somos de fato crentes em Cristo aprendamos a lição que Ele nos deixou quando nos comparou a ovelhas.

Pr. Eudes Lopes Cavalcanti

Nenhum comentário:

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...