sábado, 16 de julho de 2011

Jesus, Salvador e Senhor

A Bíblia identifica Jesus Cristo, o Filho de Deus bendito, como o Salvador do mundo. “Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”. 1 Tm 1.15. Jesus veio a este mundo para oferecer a sua preciosa vida pelos pecados da humanidade. Entenda-se como humanidade uma parte dela, que são os eleitos, a Sua Igreja. “mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à desta de Deus.” Hb 10.12.

Segundo a Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, a salvação só pode ser obtida quando o indivíduo arrependido aceita e crer em Jesus como salvador. “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome”. Jo 1.12. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus”. Ef 2.8. Não existe outra maneira da pessoa se reconciliar com Deus a não ser através de Jesus Cristo. “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. At 4.12. “E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação”. 2 Co 5.18.

Mas ainda, segundo a Bíblia, Jesus ressuscitou dos mortos para ser Senhor de vivos e mortos. “Foi para isto que morreu Cristo e tornou a viver; para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos”. Rm 14.9.

A palavra senhor, no Novo Testamento, quando se refere a Jesus Cristo, significa, dono, dominador, aquele que tem toda a autoridade sobre tudo e todos. É significativo que esse título está ligado ao estado de exaltação de Cristo. Em Filipenses 2.10,11, encontramos: “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”.

Agora, amados irmãos, sendo Jesus Senhor, inclusive soberano Senhor, como se encontra a nossa relação como servo desse Senhor? Muitos crentes aceitaram a Cristo como Salvador mas na experiência do cotidiano da vida cristã demonstram que ainda não o aceitaram como Senhor, como Aquele que domina, controla e dirige as suas vidas.

Não há como separar o binômio Salvador – Senhor. A pessoa de Jesus é ambas as coisas.

Nós que, pela graça de Deus, um dia já recebemos a Jesus como Salvador precisamos agora completar o ciclo, ou seja, aceitá-Lo e considerá-Lo como Senhor, ou seja, submetermos as nossas vidas ao Seu senhorio. Pr. Eudes Lopes Cavalcanti

Nenhum comentário:

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...