Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra. Creio
em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra
do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio
Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro
dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há
de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa
Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na
ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.
Dando
prosseguimento ao estudo do Credo Apostólico, iremos neste boletim dissertar
sobre Deus como o Criador de todas as
coisas, pois dentre as expressões de fé do Credo encontramos aquela que diz: “Creio
em Deus Pai, Todo Poderoso, Criador do Céu
e da terra”.
No estudo da Teontologia (estudo acerca do
ser de Deus) temos uma seção que contempla as obras de Deus (criação,
preservação e milagres). Dentre essas obras, como vimos acima, encontramos a
criação. As Escrituras credita a Deus a criação dos Céus e da terra. “No principio criou
Deus os céus e a terra” Gn 1.1.
Nesse versículo encontramos a sentença geral e nos seguintes encontramos o
detalhamento da obra criadora, Noutra Escritura nos é revelado que Deus criou
tudo do nada, usando o poder de Sua palavra. “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra
de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é
aparente” Hb 11.3. Ainda noutro texto encontramos que a
criação não foi só a do mundo físico, mas também a do espiritual, senão
vejamos: “Porque nele foram criadas todas as coisas
que há nos
Céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam
principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele” Cl 1.16.
Quando se fala dos céus como
obra da criação de Deus deve-se levar em consideração os três tipos de Céus: o
céu atmosférico, o céu sideral e o Céu de Deus, o terceiro Céu, o Paraíso.
Toda a criação de Deus revela a Sua
extraordinária sabedoria, pois todo o universo funciona de acordo com leis
estabelecidas pelo Criador. “O Senhor com
sabedoria fundou a terra; preparou os céus com inteligência” Pv 3.19.
Isso põe por terra a absurda ideia de que o universo é produto de um acaso, de
um big bang. Há inclusive uma teoria diabólica que ensina que o ser humano é
produto de uma evolução da espécie e não de uma criação direta de Deus.
Quando o Logos divino nos é apresentado no
prólogo do evangelho de João nos é dito que através dele, do Logos, Jesus, o
Filho de Deus, toda a criação foi feita. “No
principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele
estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele
nado do foi feito se fez”. Jo 1.1-3. No texto de Colossenses
encontramos que “tudo foi criado por
ele e para ele”.
Na criação, o Espírito de Deus participou
ativamente dessa grandiosa obra, senão vejamos: “O
Espirito de Deus me fez, e a inspiração do Todo-poderoso me deu vida” Jó 33.4.
Veja ainda Gn 1.2. Isto quer dizer que toda a criação é uma obra do Deus
Triúno, mas o Pai, em termos funcionais, é reconhecido como o Criador (O Pai é
o Criador, o Filho é o Redentor, e o Espírito é o Santificador).
No livro de Apocalipse encontramos uma
grande celebração no Céu como reconhecimento de Deus como o Criador: “Digno és Senhor, de receber glória, e honra, e poder;
porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas” Ap
4.11.
A criação nos fala de Deus. A isso chamamos
de revelação natural, a revelação de Deus através da natureza. No livro de
Romanos nos é dito que o homem não tem desculpa diante de Deus quando não
acredita NELE nem o cultua como Deus. “Porque
as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder,
como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão
criadas, para que eles fiquem inescusáveis”. Rm 1.20.
Pr. Eudes Lopes Cavalcanti
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