sábado, 15 de fevereiro de 2014

Amém

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra. Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual  foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.
      O Credo  Apostólico termina com uma declaração que fecha todo o conjunto de declarações, que é AMÉM.
     A palavra AMÉM é de origem hebraica e transliterada para o grego (hebraico e grego são línguas nas quais foram escritas as Sagradas Escrituras) e para a nossa língua. Esta palavra tem diversos significado dentre eles aquele que diz “é verdade” ou “assim seja”.
    No Antigo Testamento a palavra AMÉM é empregada para afirmar uma adesão a uma expressão, a uma aceitação de uma missão, para ratificar um compromisso, para a conclusão de uma oração ou de uma doxologia (expressão de adoração a Deus). No Novo Testamento significa uma aclamação no culto que indica uma adesão àquilo que foi dito ou conclusão de uma doxologia. Esta expressão foi usada por Jesus em diversas ocasiões para reforçar uma afirmação sua (em verdade, em verdade vos digo). A palavra ainda refere-se no Novo Testamento a  concordância à uma oração feita por um ministro do evangelho ou pela comunidade de crentes.
    Merece especial destaque o uso desta palavra com a qual é nomeado o Senhor Jesus em Apocalipse 3.14 “E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus” Ap 3.14. Neste texto a palavra AMÉM significa que Jesus é a verdade absoluta e que tudo que ele falou é verdadeiro, ou seja, o que ele falou ou já se cumpriu ou se cumprirá inexoravelmente.
      No que refere as declarações de fé do Credo Apostólico, a palavra AMÉM significa que tudo aquilo que é mencionado ali como declaração de fé é verdadeiro e aceito pelo crente como algo que é crido por ele de todo o coração.
     No que é relacionado à Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espirito Santo) as sentenças que diz “Creio em Deus Pai,  Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, e Creio no Espirito Santo”, o AMÉM quer dizer que o Deus Triúno é o único objeto verdadeiro de fé do cristão. Estamos ao dizer o AMÉM a essas declarações que estamos concordando com a revelação das Santas Escrituras sobre o assunto.
   No que se refere às outras sentenças (Creio na Santa Igreja Universal; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos Pecados; na Ressurreição do Corpo; na Vida Eterna.), quando se profere o AMÉM estamos dizendo que as mesmas são verdadeiras, reais, conforme reveladas nas Sagradas Escrituras.
   Essa expressão ainda nos remete a questão da concordância que deve ser feita pela Igreja reunida, e que garante a resposta divina à oração. “Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” Mt 18.19,20. A presença de Jesus nas reuniões da Igreja é uma realidade como também o é a resposta que Deus dá as orações da Igreja quando há unanimidade, quando a comunidade diz AMÉM àquilo que foi apresentado a Deus em oração. É por isso que quando alguém ora, quando a comunidade está reunida, a sua oração deve ser ouvida por todos para que ela entenda e se diga a Deus “AMÉM”, ou seja, “Assim Seja”. “Doutra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto o Amém sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?” 1 Co 14.16.
   Naquelas comunidades onde existe o costume de todos orarem ao mesmo tempo não se tem espaço para  dizer o AMÉM as orações feitas, em outras palavras, estar se perdendo a bênção do “de acordo da Igreja” a oração feita, que garante a resposta divina. Isto não quer dizer que Deus não houve a Igreja quando todos oram ao mesmo tempo, mas se perde a bênção do AMÉM que deve ser dito por ela.     
Pr. Eudes Lopes Cavalcanti

Nenhum comentário:

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...