domingo, 31 de maio de 2015

Uma panorâmica sobre Amós

O profeta Amós nasceu em Tecoa uma pequena aldeia que existia, na época, próxima a Belém de Judá. Ele era um fazendeiro, criador de gado e plantador de sicômoro (figueira), e foi chamado por Deus para profetizar no Reino do Norte (Israel). Veja o testemunho desse profeta sobre o seu chamado: “E respondeu Amós e disse a Amazias: Eu não era profeta, nem filho de profeta, mas boieiro e cultivador de sicômoros. Mas o Senhor me tirou de após o gado e o Senhor me disse: Vai e profetiza ao meu povo Israel” Am 7.14,15. O Reino de Israel, na época, tinha alcançado uma prosperidade material muito grande através da administração do rei Jeroboão II. O problema desse reino do ponto de vista espiritual era que a prosperidade gerou arrogância e injustiça social, ou seja, os ricos explorando os pobres e negando-lhes os seus direitos. O livro de Amós começa com profecias de juízo sobre os povos limítrofes de Israel: Siros, filisteus, tírios, edomitas, amonitas e moabitas, e a razão apresentada por Deus para esse juízo eram as ações vingativas perpetradas por esses povos contra os israelitas. Ainda nesse juízo Deus aponta o pecado do seu povo sob o reino de Israel: “Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos” Am 2.6. Deus também aponta os erros do seu povo do reino do Sul (Judá), e as razões foram as seguintes: “Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Judá e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do Senhor e não guardaram os seus estatutos; antes, se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais” Am 2.4. Na sua mensagem de juízo entregue ao reino de Israel (Norte) que, por sinal, foi mais intensa, o profeta Amós teve a oposição do principal sacerdote daquele reino chamado Amazias, porque Amós tinha profetizado contra o rei Jeroboão II. Amazias, que era o sacerdote em Betel onde Jeroboão I tinha instalado um dos dois bezerros de ouro em Israel e que era cultuado naquele reino, disse a Amós: “... Vai-te, ó vidente, foge para a terra de Judá, e ali come o pão, e ali profetiza; mas, em Betel, daqui por diante, não profetizarás mais, porque é o santuário do rei e a casa do reino” Am 7.12,13. Em resposta, Amós entregou a esse sacerdote uma duríssima mensagem vinda da parte do Senhor: “Portanto, assim diz o Senhor: Tua mulher se prostituirá na cidade, e teus filhos e tuas filhas cairão à espada, e a tua terra será repartida a cordel, e tu morrerás na terra imunda, e Israel certamente será levado cativo para fora da sua terra” Am 7.17. A mensagem de juízo de Deus contra Israel foi entregue também através de visões simbólicas, sendo elas: A visão da locusta, do fogo e do prumo (cap. 7) a visão dum cesto de frutos (cap. 8) e a visão da ruína do altar em Betel (cap. 9). Através dessas mensagens Deus estava dizendo a Israel que Ele era o Deus santo e que não iria tolerar a quebra contínua, por parte daquele povo, da aliança que fora estabelecida no Sinai, quando Israel estava aquartelado lá, e recebera a lei que iria nortear o viver do Seu povo na terra da promessa. Deus também estava revelando, mais uma vez, ao Seu povo que Ele era o Deus misericordioso que restauraria a Israel no devido tempo após a destruição de ambos os reinos pelos assírios e pelos babilônicos. Essa restauração deu-se através de Ciro, governante persa. É bom lembrar que a restauração espiritual de Israel dar-se-á através do programa geral da Igreja onde judeu e gentio são reconciliados com Deus pela cruz de Cristo. Quanto a Cristologia o texto de Am 9.11 é citado por Tiago, o irmão do Senhor, em Atos 15.14-18, referindo-se a essa restauração através do programa geral da Igreja onde são contemplados judeus e gentios. Pr. Eudes Lopes Cavalcanti

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