sábado, 8 de agosto de 2015

Entre os dois Testamentos

Depois do último livro do Antigo Testamento (Malaquias), encontramos uma ou duas páginas em branco e depois começa o Novo Testamento com o livro de Mateus. Acontece que entre os dois Testamentos passaram-se quatro séculos, chamados de período inter-bíblico ou de silêncio profético. Nesse período, no mundo e em Israel, ocorreram muitas coisas importantes dentro do programa redentor, é o que veremos de forma sucinta neste artigo. Primeiramente olharemos para o panorama politico. Nesse período três potências dominaram o mundo, nesta ordem: persas, gregos e romanos, conforme profetizado por Daniel (Dn 2.32-43; 7.1-28). Olhando para Israel no início desse período, encontramos as sinagogas, instituição essa que teve uma importância e tanto na vida religiosa do povo de Deus. Segundo os historiadores, a sinagoga surgiu na Babilônia onde os judeus no cativeiro se reuniam para estudar as Escrituras. Quando abrimos as páginas dos evangelhos e de Atos dos Apóstolos encontramos sinagogas em todas as cidades importantes de Israel e até em países estrangeiros. Nesse período surgiu um grupo politico/religioso chamado de Macabeus que lutou, na época do domínio grego, para que o povo de Deus mantivesse sua pureza espiritual, pois os gregos tinham a intenção de helenizar os judeus, inclusive um dos reis gregos (Antíoco Epifanes), que governava a Síria e territórios adjacentes, profanou o santuário israelita sacrificando uma porca sobre o altar do Holocausto (Veja os dois livros de Macabeus, constante da Bíblia Católica). No período final grego e no início do romano surgiram em Israel os famosos grupos religiosos e políticos: os fariseus, os saduceus, os escribas, os essênios, os sicários, os zelotes, etc, dentre eles, no Novo Testamento, os mais famosos foram os fariseu, escribas e os saduceus. Ainda outra instituição importante em Israel que surgiu nesse período foi o Sinédrio, composto de setenta anciãos, que disciplinava a vida religiosa de Israel. Esse Sinédrio tinha a sua sede na cidade de Jerusalém. Foi esse Sinédrio que condenou Jesus a morte, sendo essa sentença ratificada pelos romanos que dominavam na época. Outra coisa importante nesse período foi a produção de livros religiosos à parte da inspiração divina, dentre eles os sete livros inclusos na Bíblia católica conhecidos, no meio protestante, como livros apócrifos. Floresceu nesse período um estilo literário conhecido como Apocalíptico onde a mensagem era apresentada em forma simbólica, visões, figuras de linguagem, etc. Essa mensagem, em síntese, dizia ao povo de Deus que estava sofrendo, que tivesse paciência porque um dia o Messias iria surgir no cenário, punir os adversários, libertar o povo de Deus e lhe dar um final feliz. Essa esperança apregoada pelos profetas canônicos foi potencializada pelos escritos apocalípticos, e estava bem viva na mentalidade judaica quando Jesus viveu neste mundo. Ainda nesse período um rei foi colocado sobre Israel pelos romanos, chamado Herodes que não era judeu e sim idumeu (descendente de Esaú, irmão de Jacó), que para agradar aos judeus embelezou o templo reconstruído por Zorobabel (livro de Esdras), templo esse da época de Jesus de Nazaré, e que foi destruído mais tarde pelos romanos, no ano 70 da era cristã. Quanto aos grupos encontrados com frequências nas citações do Novo Testamento, os fariseus eram escrupulosos cumpridores da lei, inclusive aceitando como Escrituras todos os livros que chamamos de Antigo Testamento, a Bíblia da época. Os saduceus tinham como componentes as pessoas das classes abastadas de Israel dentre eles alguns sacerdotes e, comumente aceitavam só o Pentateuco. Os escribas eram os copistas dos textos sagrados (o Velho Testamento) e também intérpretes da lei. Esses três grupos fizeram oposição ferrenha ao ministério do Senhor Jesus junto com os herodianos, seguidores de Herodes. Pr. Eudes Lopes Cavalcanti

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