segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Uma panorâmica sobre Marcos

O Evangelho de Marcos é o mais sucinto dos três evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos, Lucas) e foi escrito para os cristãos que habitavam em Roma. Marcos era sobrinho de Barnabé e era um dos componentes da primeira geração de cristãos. Ele fez parte da equipe que compunha a primeira viagem missionária de Paulo, abandonando-a depois de certo tempo. Ele ainda teve o privilegio de trabalhar com os três proeminentes apóstolos do Senhor – Paulo (At 13.1-13; Cl 4.10; Fm 24), Barnabé (At 15.39) e Pedro (1 Pe 5.13). Como Marcos não fora testemunha ocular do ministério do Senhor Jesus, a tradição nos diz que ele tomou conhecimento dos fatos da vida de Jesus Cristo através do relato do apóstolo Pedro. Esse evangelho foi escrito para fortalecer a fé dos cristãos romanos que sofriam perseguição na época de Nero, e para inspirá-los a sofrer pelo evangelho, apresentando-lhes como modelo a vida, sofrimento, morte e ressurreição de Cristo. O tema desse evangelho enfatiza o Senhor Jesus como servo, enquanto Mateus como Jesus como rei de Israel e João enfatiza Jesus com o Filho de Deus. Quatro características distinguem esse evangelho dos demais, como segue: 1) É um evangelho de ação, enfatizando mais as obras realizadas por Cristo do que os seus ensinamentos. Marcos registra dezoito milagres realizados por Cristo e apenas quatro parábolas; 2) Como foi escrito aos romanos, ele explica mais os costumes hebraicos do que os outros evangelhos, omitindo genealogias judaicas, narrativas sobre o nascimento de Jesus, e explica os termos aramaicos e emprega termos latinos; 3) Marcos inicia o seu evangelho repentinamente sem se preocupar com a introdução que os outros dois sinóticos fazem. Os eventos da vida do Senhor Jesus são descritos de forma sucinta, utilizando-se do advérbio grego que corresponde a palavra “imediatamente” para demonstrar ação; 4) Sendo um evangelho de relatos vigorosos e vividos o autor descreve os fatos com pericia pitoresca de um gênio literário. Esboçando o evangelho de Marcos, podemos fazer isso em sete partes, a saber: 1) Preparação para o ministério de Jesus. Nessa parte encontramos o ministério de João Batista, o precursor de Cristo; o batismo de Jesus; e a tentação do Senhor; 2) O ministério inicial na Galiléia onde encontramos o chamado dos quatros primeiros discípulos de Jesus; o relato de um sábado em Cafarnaum; a primeira viagem de pregação; e conflitos com fariseus; 3) O ministério posterior na Galiléia onde encontramos uma retirada a beira-mar; a escolha dos doze discípulos; identificação de amigos e inimigos de Jesus; o ensino do Mestre através de parábolas e através de obras poderosas; sua ida a Nazaré onde fora criado; a missão dos doze apóstolos; o relato sobre Herodes e João Batista; milagres e ensinos de Jesus junto ao Mar da Galiléia; e conflitos com os seus oponentes sobre as tradições israelitas; 4) O ministério de Jesus além da Galiléia onde se encontram duas curas de gentios e outros milagres; um episódio em Cesaréia de Filipo; e a cena da transfiguração do Senhor; 5) A caminho de Jerusalém onde se encontram os relatos sobre a caminhada através da Galiléia; e o ministério na Peréia no lado oriental do rio Jordão; 6) A semana da Paixão onde é encontrado os relatos da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém; a figueira amaldiçoada; a purificação do templo; ensino através de parábolas; controvérsias com seus oponentes; o sermão profético; a unção em Betânia por Maria Madalena; a última celebração da Páscoa; a instituição da Ceia Memorial; Jesus no Getsêmani; perante o Sinédrio israelita; perante Pilatos; a crucificação; e sepultamento de Cristo; 7) Nessa última parte encontramos a ressurreição de Cristo anunciada por um anjo; as aparições do Cristo ressurreto; a grande comissão dada a igreja, representada ali pelos apóstolos; e, finalmente a ascensão do Senhor e um breve relato da realização da obra missionária pelos apóstolos. Pr. Eudes Lopes Cavalcanti

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